Windows 10 Technical Preview 32 Bits Ou 64 Bits PT-BR


A Microsoft parece estar mesma disposta a mudar o jeito como vemos seu sistema operacional com o Windows 10, apresentado pela primeira vez em setembro de 2014. A nova versão do SO mais usado no mundo inteiro é, de acordo com a própria desenvolvedora, o abre-alas que vai introduzir uma nova geração de dispositivos conectados, já que o sistema consegue se adaptar a diferentes gadgets e possui uma versão especial para dispositivos com menos de 8 polegadas.

Para a felicidade daqueles que não estão aguentando a ansiedade para botar as mãos no software, a companhia acaba de liberar a novíssima Build 9926 do Windows 10 Technical Preview, uma versão de testes levemente instável voltada para quem deseja experimentar os novos recursos antes do lançamento da edição final do SO. Nesta Build, encontramos todas as novidades apresentadas pela companhia em janeiro de 2015, incluindo a assistente-pessoal Cortana e a novíssima central de notificações.



Novidades da Build 9926
Sendo uma versão bem mais aprimorada do que os antigos previews lançados até então, a Build 9926 é o mais próximo que existe da edição final do Windows 10, conseguindo transmitir uma experiência de usuário totalmente diferente para o usuário final. Entre as principais novidades, destacam-se:

Cortana no desktop: você agora pode usar a assistente-pessoal nascida no Windows Phone em seu desktop, usando comandos de voz. É importante observar que, no momento, ela só entende comandos ditos na língua inglesa – ainda assim, você já pode se divertir pedindo que ela pesquise alguma informação, insira algum evento em seu calendário e muito mais;
Novo Menu Iniciar: você notará algumas mudanças visuais no Menu Iniciar, que mescla o melhor dos dois mundos (Windows 7 e Windows 8/8.1). Agora é possível personalizá-lo com cores de sua preferência, além de expandi-lo para que ele ocupe maior parte da tela;
Novo app de configurações: simplificado e intuitivo, ele facilita o seu trabalho na hora de configurar o seu computador. Ele foi desenvolvido para lembrar o extinto Painel de Controle, e conta com um conjunto de ícones inéditos;
Aplicativos universais redesenhados: programas como Pessoas, Outlook, Loja, Fotos e Mapas tiveram seu design totalmente remodelados;
Conexão wireless de áudio e vídeo: o Windows 10 torna mais fácil a conexão entre seu computador e dispositivos sem fio como caixas de som Bluetooth e televisores compatíveis com a tecnologia Miracast;
Novo app do Xbox One: veja as atividades de seus amigos, poste na sua timeline, veja vídeos de gameplay em DVR e muito mais.
Por fim, vale observar que a nova Build apresenta ainda uma central de notificações feita do zero e que, futuramente, terá integração total com celulares equipados com o Windows 10.


Tablet ou notebook, pra mim tanto faz ♪

A maior novidade da Build 9926 é que ela apresenta o recurso batizado pela Microsoft como “Continuum”. Estamos falando da capacidade do sistema operacional de reconhecer o tipo de dispositivo que você está utilizando e adaptar sua interface a fim de prover a melhor experiência possível – algo útil sobretudo para quem possui um aparelho conversível.

Dessa forma, quando você estiver usando um teclado e mouse/trackpad (como um notebook), o Windows 10 apresentará seus aplicativos na forma de janelas redimensionáveis e que podem ser movimentadas livremente pela tela. Caso você pare de usar o teclado e passe a utilizar somente a tela sensível ao toque de seu gadget (como um tablet), ele automaticamente vai passar a exibir os apps em tela cheia.


Menu Iniciar
Muita gente reclamou da falta do Menu Iniciar no Windows 8. Na verdade, ele foi substituído pela Tela Iniciar, que não foi muito bem recebida por boa parte dos usuários do SO. Com algumas atualizações, a Microsoft foi minimizando o problema e, no Windows 10, ela resolveu recriar o Menu Iniciar.

Ele foi remodelado, mas ainda possui aquelas funções com as quais todo mundo estava acostumado no Windows 7. Juntamente com isso, as live tiles chegaram e, agora, podem ser acessadas a partir do novo Menu Iniciar. Elas são, inclusive, personalizáveis, da mesma forma que eram na Tela Iniciar.


Novo organizador de janelas
Nas últimas versões do Windows, sempre que você arrastava uma janela para uma das bordas da tela, ela se autoajustava e dividia a sua Área de trabalho em duas partes iguais. Agora, se você fizer isso, o Windows vai sugerir para você imediatamente outras opções de organização.

Assim, você não precisa arrastar mais de uma janela para ter sua tela devidamente dividida, uma vez que o SO identifica suas intenções. Fora isso, esse sistema de organização permite também fazer uma grade automática de até quatro janelas de tamanho igual.


Outro detalhe importante é a possibilidade de usar os apps da interface moderna do Windows 8 como janelas comuns. Dessa forma, você conseguirá organizar esses elementos na sua Área de trabalho da mesma forma que qualquer outro programa desenvolvido no formato desktop. Porém, como você não pode usar o Snap Assist através de vários monitores, a Microsoft também implementou um sistema de uso de gestos para touchpads.

Eles envolvem fazer uma movimentação no seu touchpad utilizando três dedos, e os gestos funcionam da seguinte forma:


Mover para cima: abre o “Task View”;
Mover para baixo: mostra a Área de trabalho;
Mover para a direita ou para a esquerda: mostra todas as janelas abertas na forma de miniatura;
Mover levemente para a direita ou para a esquerda: alterna para o aplicativo anterior;
Efetuar um toque: Abre a busca.
Múltiplas áreas de trabalho
Essa era uma função ignorada pela Microsoft por muitos anos no ramo dos sistemas para desktops. Várias distribuições do Linux e o próprio Mac OS X já utilizam um gerenciador de áreas de trabalho múltiplas e, agora, com o Windows 10 Technical Preview, essa função passou a fazer parte do Windows.

Isso quer dizer que você pode ter várias Áreas de trabalho ao mesmo tempo e colocar nelas quantas janelas quiser, quantos ícones quiser e assim por diante. É uma ótima maneira de se organizar e separar o trabalho do lazer, por exemplo.


Há um botão específico para esse gerenciador na Barra de tarefas do Windows 10 Technical Preview, ao lado do Menu Iniciar. Ele se chama “Task View” e cuida também das suas janelas abertas ao mesmo tempo. Porém, se você não usar essa alternativa ou não gostar de ter esse ícone sempre visível, pode desabilitá-lo com um clique com o botão direito do mouse.

Por meio do menu de contexto da Barra de ferramentas, também é possível desativar o botão de pesquisa, caso desejado.

Novo explorador de arquivos
O Windows Explorer foi refeito e agora é mais inteligente. Ele deixa as pastas mais visitadas pelo usuário em evidência e permite fazer buscas em todo o sistema operacional. Isso quer dizer que você poderá buscar não apenas arquivos e documentos, como também apps instalados no PC.

A ferramenta de busca do Windows também mudou e agora consegue pesquisar arquivos, apps e resultados na web. Ela está fixada no Menu Iniciar e na Barra de tarefas para facilitar a sua vida. Fora tudo isso, a Microsoft ainda promete melhorar significativamente o desempenho do SO de modo geral.

Além disso, ao utilizar o Windows Explorer, também é possível fixar as suas pastas favoritas na Home para facilitar o acesso.

O OneDrive mais inteligente
O OneDrive também sofreu algumas mudanças no seu método de funcionamento. Antes, ficava um pouco difícil distinguir quais dos seus arquivos estavam armazenados na nuvem e quais tinham uma versão física no computador. Assim, para o Windows 10, a Microsoft modificou um pouco a forma com a qual os itens são sincronizados.

Agora, você pode escolher se deseja que todos os arquivos sejam sincronizados ou selecionar apenas aqueles dos quais deseja manter uma cópia na nuvem. Da mesma forma, também existe uma opção para você escolher o local para o armazenamento dos arquivos que vão estar disponíveis mesmo sem uma conexão com a internet.



Suporte nativo ao formato MKV
Uma das maiores novidades do Windows 10 com relação a arquivos de áudio certamente está no suporte nativo ao formato MKV, que pode ser reproduzido diretamente no Windows Media Player, bem como nas aplicações de sua preferência. Tais itens agora também mostram miniaturas e contam com metadados no Windows Explorer.

Da mesma forma, também foi implementado o suporte para DLNA e, de acordo com a Microsoft, em breve o setor de áudio receberá mais novidades.

Instalação
Para instalar o Windows 10 Technical Preview em seu PC, você precisa fazer o download da imagem ISO (versões x86 e x64) e gravá-la em um DVD ou descompactar tudo em um pendrive bootável. A execução dessa instalação funciona praticamente da mesma forma que no Windows 8.

Enquanto você baixa o arquivo, é necessário se inscrever no programa Windows Insider para se registrar e participar dos testes do SO. Sem isso, você não vai conseguir receber as atualizações. Saiba como se inscrever aqui.  Para completar o procedimento de instalação, use a chave de produto que for gerada durante a inscrição.

32 BITS


64 BITS

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...